Confira o trajeto que a massa de ar frio vai percorrer no Brasil

Mudanças na lei de comunicação visual de Joinville é aprovada em Comissão de Urbanismo
19/04/2023
Filha de Michelle Bolsonaro é nomeada no governo de Jorginho Mello
19/04/2023
Mudanças na lei de comunicação visual de Joinville é aprovada em Comissão de Urbanismo
19/04/2023
Filha de Michelle Bolsonaro é nomeada no governo de Jorginho Mello
19/04/2023

 

Uma massa de ar frio já atua no Sul do Brasil e se reforça entre hoje e amanhã. A tendência é que o ar frio avance para Norte e alcance muitas áreas também do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com acentuada queda da temperatura. O ar frio foi responsável hoje por temperaturas baixas nos três estados do Sul. A temperatura na madrugada desceu a 3,9ºC em General Carneiro (PR) e no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (SC). Mesma marca que foi observada em Espumoso (RS).

Uma área de baixa pressão a Leste do Rio da Prata impulsiona o ar mais frio para o Norte. Este é o sistema que no dia de hoje traz vento por vezes moderado a forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até alguns pontos do Paraná, além de instabilidade isolada pela sua circulação de umidade. O sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta. O tempo vai estar mais aberto na quinta-feira. Isso porque a circulação de uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva em diversas regiões da tarde para a noite, especialmente no Centro do estado e nas Metades Sul e Leste. Há chance de pancadas fortes isoladas, talvez até com trovoadas.

Ao mesmo tempo, uma frente fria avança com nuvens e chuva nesta quarta pelo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foi este sistema frontal, que precede a massa de ar frio, que trouxe chuva volumosa com alagamentos nas últimas horas no estado de São Paulo. Hoje, o ar frio atua mais no Sul do Brasil com o núcleo do bolsão atmosférico de ar mais frio sobre o Rio Grande do Sul, onde a tarde e noite serão frias e ventosas em muitas cidades do estado. A temperatura segue caindo ainda em Santa Catarina e no Paraná, e declina em parte do Centro-Oeste.

Nesta quinta, o núcleo de ar mais se expande para cobrir todo o Sul do Brasil e avança pelo Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. O amanhecer será muito frio e com formação de geada nos três estados do Sul. Porto Alegre e Curitiba devem ter mínimas ao redor de 10ºC.

A temperatura declina ainda no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul com mínimas mais baixas. No decorrer do dia, o ar mais frio alcança o Sul de Goiás e de Mato Grosso, além do Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e o Rio de Janeiro. No fim da quinta, a temperatura vai estar ao redor de 12ºC a 13ºC na cidade de São Paulo. Na sexta, o ar frio cobre o Sul do Brasil e diversas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, em especial locais do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul de Goiás, Centro-Sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. No Sul, marcas negativas são esperadas e geada em muitos municípios. A Grande Porto Alegre pode ter mínimas de 6ºC a 8ºC e a capital gaúcha 8ºC a 10ºC. Na região de Curitiba são previstas marcas de 7ºC a 9ºC na maioria dos pontos.

O amanhecer da sexta deve ser muito frio no estado de São Paulo com mínimas ao redor de 10ºC na capital paulista e inferiores em diversos bairros da cidade. A temperatura cairá a 11ºC a 13ºC no Triângulo Mineiro e pode gear no Sul de Minas assim como em áreas da Serra da Mantiqueira entre São Paulo e o Rio de Janeiro. No fim de semana, a influência do ar frio persiste com temperatura amena no Sudeste do Brasil enquanto no Rio Grande do Sul diminui a sua atuação, embora ainda faça frio durante a noite. As máximas é que devem se elevar mais no estado gaúcho, sobretudo no domingo.

Fonte: MetSul

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido