Udesc Joinville leva planetário móvel até escolas da cidade

Covid-19: Brasil registra 126 mortes nas últimas 24 horas
08/11/2021
OMS alerta sobre nova fase de covid-19 na Europa
09/11/2021
Covid-19: Brasil registra 126 mortes nas últimas 24 horas
08/11/2021
OMS alerta sobre nova fase de covid-19 na Europa
09/11/2021

 

O planetário móvel adquirido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, já está percorrendo as escolas da cidade. O equipamento pode receber alunos de todas as faixas etárias, desde o ensino infantil até o ensino superior, passando pelo público em geral. A visita ocorre com um público máximo de 35 pessoas em razão da pandemia, mas a capacidade do planetário é de até 60 pessoas.

Segundo o coordenador do planetário, o professor Carlos Raphael Rocha, do Departamento de Física da Udesc Joinville, as primeiras experiências com o planetário estão sendo incríveis. “Os alunos saem maravilhados e nos fazem questionar em que momento os alunos deixam de se interessar pela Ciência e chegar tão apáticos no ensino médio. Perguntas muito intrigantes são feitas por eles nas apresentações: “como a Terra se formou?”, “por que Marte é vermelho?”, “Dá pra ver buracos negros?”. Nem sempre são perguntas fáceis de se responder, mas mostram todo o potencial da apresentação do planetário”.

O planetário tem seis metros de diâmetro e quatro metros de altura. O equipamento permite a visualização de fenômenos como eclipses, passagem de cometas, simulação de equinócios e solstícios, observação de constelações, planetas, satélites, galáxias, entre outros corpos celestes.
O planetário é avaliado em R$153.500 e foi adquirido com recursos da própria universidade. O objetivo é enriquecer o ensino de Física e estimular estudantes de dentro e fora da instituição, realizando um trabalho de divulgação científica.

Escolas interessadas em receber o planetário em 2022 devem entrar em contato pelo perfil @comcienciaudesc no Instagram ou pelo meu e-mail udesccomciencia@gmail.com.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido