Vulcão entra em erupção na Indonésia

Governo confirma proposta de 9% de reajuste a servidores federais
11/03/2023
Hospitalizações por covid-19 crescem em cinco estados
11/03/2023
Governo confirma proposta de 9% de reajuste a servidores federais
11/03/2023
Hospitalizações por covid-19 crescem em cinco estados
11/03/2023

 

O vulcão Merapi, um dos mais ativos do mundo e situado na região central da ilha de Java, na Indonésia, entrou hoje (11) em erupção com uma torrente de lava incandescente e nuvens de fumaça e intensas cinzas.

As autoridades locais emitiram vários alertas, embora não tenha havido, ainda, necessidade de evacuar a população, tal como adiantou num comunicado o Centro para a Investigação e Controle de Desastres Geológicos.

O centro alertou a população das localidades mais próximas do vulcão para evitar as “zonas de perigo”, num raio de três a sete quilômetros em redor da cratera.

“Uma erupção explosiva pode atingir uma distância até três quilômetros da cratera”, advertiu.

Alerta

O Merapi, com 2.968 metros de altitude, está localizado na fronteira entre a região especial de Yogyakarta e a província de Java Central. Ele é o vulcão mais ativo do país. O centro sinalizou o segundo nível de alerta mais alto.

A última grande erupção do Merapi, ocorrida em 2010, matou 347 pessoas e forçou a evacuação de quase 400 mil habitantes, incluindo três mil famílias que tiveram que ser realojadas definitivamente fora das áreas de residência.

O arquipélago indonésio situa-se no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que é abalada por milhares de tremores de terra por ano, a maioria de pequena magnitude, e ao longo da qual existem 127 vulcões ativos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido