SC pode ter neve e chuva congelante a partir da noite dessa terça-feira

PF deflagra operação contra o tráfico internacional de animais silvestres em SC
09/07/2024
Confira os 11 atletas catarinenses confirmados para os Jogos Olímpicos de Paris
09/07/2024
PF deflagra operação contra o tráfico internacional de animais silvestres em SC
09/07/2024
Confira os 11 atletas catarinenses confirmados para os Jogos Olímpicos de Paris
09/07/2024

A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade cria condições favoráveis para o fenômeno chamado de  precipitação invernal, que traz chance de neve e chuva congelante para Santa Catarina . Essa condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira (9), e a madrugada da quarta-feira (10).

Segundo a equipe de monitoramento da  Defesa Civil, as temperaturas durante esse período devem ficar próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. O tipo de precipitação dependerá da quantidade de umidade presente na atmosfera.

“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Tipos de Precipitação Invernal

– Chuva Congelada: 

Ocorre quando um floco de neve passa por uma camada de ar com temperatura positiva durante sua queda, descongelado e congelado novamente ao encontrar uma camada de ar mais frio próxima da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, sendo comum observar chuva congelada misturada a flocos de neve.

– Chuva Congelante: 

Acontece quando a precipitação cai na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.

– Neve: 

É a precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.

A Defesa Civil está monitorando a situação e continuará emitindo alertas para garantir a segurança da população.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido