PF combate crimes financeiros em Santa Catarina e outros estados

Hipismo reunirá 250 competidores de SC em evento organizado por Edson Leme
04/04/2024
Justiça rejeita ação de senador de SC contra fotógrafo Lula Marques
04/04/2024
Hipismo reunirá 250 competidores de SC em evento organizado por Edson Leme
04/04/2024
Justiça rejeita ação de senador de SC contra fotógrafo Lula Marques
04/04/2024

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (04), a Operação Second Place, que visa combater crimes financeiros em vários estados do Brasil. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados da busca e apreensão nas cidades de Rio do Sul/SC, Itapetininga/SP, Campinas/SP, Cabo de Santo Agostinho/PE, Paulista/PE e Belmonte/BA. A Polícia Federal ainda solicitou o bloqueio de bens de nove pessoas físicas e seis de pessoas jurídicas.

As investigações tiveram início a partir da Operação Technikós, deflagrada no dia 27 de setembro de 2022. De acordo com as investigações, a associação criminosa investigada é formada por um cidadão mexicano, residente no Brasil, que se intitulava, de forma indevida, representante de uma marca de automóveis italianos.

Além de comercializar produtos da marca, também participou do projeto de criação de uma criptomoeda relacionada a essa mesma empresa e se associou a criminosos de outros estados envolvidos em pirâmides financeiras e movimentações de capital sem a autorização do Banco Central do Brasil (BACEN) ou Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O investigado já possui uma condenação transitada em julgado nos Estados Unidos, em 16 de junho de 2020, por falsificação de contrato e assinatura falsa, tendo sido condenado a pagar a quantia de seis milhões de dólares.

Os delitos investigados são associação criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional, estelionato, fraude com utilização de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros, e evasão de
divisas. As penas para esses crimes, se somadas, podem chegar a 21 anos de reclusão.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido