Formação de ciclone provocará chuva intensa em Santa Catarina

Polícia prende cinco pessoas pelos crimes de extorsão e agiotagem
24/06/2024
Alexandre de Moraes dá 10 dias para SP explicar modelo de escolas cívico-militares
24/06/2024
Polícia prende cinco pessoas pelos crimes de extorsão e agiotagem
24/06/2024
Alexandre de Moraes dá 10 dias para SP explicar modelo de escolas cívico-militares
24/06/2024

Nesta terça-feira (25), o tempo inicia encoberto em todas as regiões, com maior probabilidade de chuva em áreas de divisa com o Paraná, devido ao deslocamento da frente fria que se afasta de Santa Catarina. A partir da tarde, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece a formação de novas instabilidades pelo estado, com condições para pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa nestas áreas.

O mar ficará agitado em toda a costa, com ondas de leste/sudeste entre 2,0 e 2,5 metros e picos de até 3,0 metros. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas e marítimas.O vento sopra com intensidade fraca a moderada, variando de sudeste a nordeste no interior do estado e de sul a leste no Litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 60 km/h pelo estado, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.

As temperaturas mínimas variam entre 4 e 7°C nos pontos mais altos da Serra e marcam entre 8 e 14°C nas demais áreas. As máximas não sobem e variam entre 6 e 16°C pelo estado com as menores temperaturas nos pontos mais altos da Serra. O risco para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas é moderado.

Quarta-feira

Na quarta-feira (26), devido ao processo de formação de um ciclone entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as instabilidades seguem atuando no estado e provocando pancadas de chuva e temporais com chuva intensa em todas as regiões, com destaque para as regiões de divisa com o estado gaucho, onde a chuva deve ser mais intensa. O risco para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais é  alto.

Os ventos sopram com intensidade fraca  a moderada, variando de norte a oeste no interior do estado e de direções variadas no Litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 70 km/h no estado que ganham intensidade à noite na costa entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, superando esses valores nessas áreas. O risco associado a queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica é  alto.

As mínimas variam entre 8 e 13°C no interior do estado e marcam entre 11 e 17°C no litoral. As máximas oscilam entre 9 e 15°C no interior de SC e marcam entre 14  e 20°C no Litoral, Vale do Itajaí e no Planalto Norte.

Quinta-feira

Na quinta-feira (27), o ciclone se afasta de SC e o avanço de uma massa de ar seco e frio na retaguarda deste sistema deixa o tempo firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões na maior parte do dia e com temperaturas baixas no estado.

Sexta-feira

A sexta-feira (28), inicia com tempo estável no estado, mas a partir da tarde a aproximação e avança de uma frente fria, ocasiona pancadas de chuva e temporais isoladas em áreas de divisa com o RS e em parte do Litoral, nas áreas ao Norte do estado a chuva só deve chegar no sábado (29),quando a frente segue atuando em SC.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido