Com alerta de tsunami, tremor de magnitude 7 atinge Nova Zelândia

Emissoras apresentam propostas para combater desinformação na internet
16/03/2023
Síndrome do sono insuficiente pode levar a ansiedade e depressão
17/03/2023
Emissoras apresentam propostas para combater desinformação na internet
16/03/2023
Síndrome do sono insuficiente pode levar a ansiedade e depressão
17/03/2023

 

Um tremor de magnitude 7 na escala Richter atingiu nesta quinta-feira (16) as ilhas Kermadec, arquipélago situado no norte da Nova Zelândia. Autoridades norte-americanas emitiram alerta de risco de tsunami.

O abalo ocorreu às 00h56 em Lisboa, a 22 quilômetros (km) de profundidade no Oceano Pacífico, de acordo com o instituto geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey, USGS), que registra a atividade sísmica em todo o mundo.

O tremor ocorreu a 980 km de Ohonua, no arquipélago de Tonga.

O Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano divulgou alerta sobre potencial risco de tsunami para as “costas localizadas a até 300 km do epicentro do terremoto”.

As Ilhas Kermadec, que ficam entre a Nova Zelândia e Tonga, são despovoadas, exceto pelo pessoal de uma base instalada permanentemente na Ilha Raoul, que tem uma estação meteorológica e de rádio.

A Nova Zelândia fica no chamado “anel de fogo” do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica. O arquipélago registra cerca de 14 mil sismos por ano, a maioria de magnitude fraca a moderada, sendo que entre 100 e 150 são sentidos pela população.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido