Eleição para governador em SC será em segundo turno

Senador do PL é eleito em Santa Catarina
03/10/2022
IPC-S volta a registrar inflação em setembro, diz FGV
03/10/2022
Senador do PL é eleito em Santa Catarina
03/10/2022
IPC-S volta a registrar inflação em setembro, diz FGV
03/10/2022

 

A eleição para governador em Santa Catarina será decidida em segundo turno pelos candidatos Jorginho Melo (36,61%) e Décio Lima (17,42%). A segunda rodada de votação está marcada para o último domingo de outubro (30).

Jorginho Mello (PL)

Mello tem 66 anos e nasceu em Ibicaré, no Oeste. É pai de dois filhos. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, também do PL, o político se licenciou ao senado para concorrer ao governo do Estado. Durante a campanha, Mello participou de vários eventos ao lado do presidente.

Antes de ser eleito senador em 2018, foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual quatro vezes. Foi eleito vereador pela primeira vez aos 18 anos no município de Herval d’Oeste, também no Oeste do estado. Atualmente é presidente do diretório estadual do PL em Santa Catarina.

É formado em direito e estudos sociais e foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) entre 1975 e 1994.

Décio Lima (PT)

Natural de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, Lima tem 62 anos e é apoiador do candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. É graduado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Já foi advogado sindicalista e superintendente do Porto de Itajaí.

Na carreira pública, foi vereador de Blumenau e prefeito duas vezes do mesmo município, em 1996 e 2000. Também já foi deputado estadual. Ficou por 12 anos como deputado federal.

Na Câmara Federal dos Deputados, foi líder do PT no Congresso Nacional e atuou como vice-líder da bancada do PT e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido